Saltar para o conteúdo principal

Corpos da Desobediência [Instalação-Performance] | Pepa Macua (AR)

Última oportunidade

Corpos da Desobediência [Instalação-Performance] | Pepa Macua (AR)

De Gratuito
Restam poucos bilhetes

Localização

Data

Nov 07 2025 18:00 - 19:00
Billetto Peace of Mind
Reserve com confiança: a Billetto assegura o reembolso de eventos cancelados, garantindo a sua tranquilidade. Saber mais
Métodos de pagamento aceites:

Descrição

M/12

Sinopse
Corpos da Desobediência é uma instalação-performance que nasce de um trabalho de investigação sobre as relações entre género, saúde mental e performance.

Com base em entrevistas a mulheres diversas e em recolhas audiovisuais, o projecto observa como normas e mandatos de género atravessam os corpos, produzem tensões na vida interior e os tornam campo de disputa.

Na performance, pesquisamos uma relação activa com quem assiste, experimentamos gestos que emergem das margens e reescrevem o que se toma por “normal”, “adequado” ou “funcional”.

Que corpos nos pedem? Que corpos podemos e queremos performar?

A proposta é guiada pelos testemunhos recolhidos e por um arquivo em construção que se activa no corpo. No final, conversamos com o público para pôr em comum perguntas, afinar linguagem e reivindicar politicamente a noção de desobediência.

Ficha Artística

TÍTULO COMPLETO

Corpos da Desobediência. Uma Trama entre Género, Saúde Mental e Performance

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Investigação, Instalação e Performance a solo - Pepa Macua

Construção de Marioneta - Sandra Neves

Criação Audiovisual e Recolha de Imagens de Arquivo - Leandro Valente

Consultoria - Joana Pupo e Juan Fresina

Construção de Marioneta - Sandra Neves

Criação Audiovisual e Recolha de Imagens de Arquivo - Leandro Valente

Edição Vídeos documentais - Leandro Valente e Pepa Macua

Comunicação- Catarina Sobral

Produção - Mente de Cão - Associação Cultural

Parcerias - Eu-Fémias Associação Cultural, Polo Cultural Gaivotas e Biblioteca de Marvila


Biografia

PEPA MACUA

Artista cénica, educadora, investigadora e gestora cultural argentina, residente em Portugal desde 2018. Comunicadora Social com especialização em Processos Culturais pela Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER, Argentina). Completa a formação profissional em Circo Contemporâneo no Centro de Artes Circenses e Urbanas da cidade de Santa Fé (AR), especializando-se em equilíbrios e aro aéreo. Desde 2014, forma-se em Antropologia Teatral e trabalha em Teatro com a encenadora Ana Woolf, colaboradora do Odin Teatret. Entre 2016 e 2017, é artista residente na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (BR).

Em Portugal, é co-fundadora da Companhia Mente de Cão (2020), que tem como eixo a tríade criação-investigação-formação em Teatro Físico, onde co-criou e interpreta “A Gravidade de Um Pássaro” (2021) e “Ensaio para a Desordem” (2023) e colaborou com estreias como “Todas as Coisas Extraordinárias” na direcção de Movimento e na co-encenação de “Curupira Ternura Selvagem” (2025). Desde 2021, produz e programa, em Lisboa, com outras cinco artistas, o Festival Eufémia (2021-2023-2025), de carácter internacional e na área das Artes Performativas, com um foco em peças com perspectivas de Género e Identidades. No âmbito deste colectivo, coordena a residência artística com mulheres da comunidade que moram ou trabalham em Marvila, onde encenou “Deixa-me falar!” (2023) e “Deixa-me lembrar…” (2025), apresentados no Auditório da Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

É professora de teatro físico e encenadora de grupos de pessoas com experiências de doenças mentais graves na Associação GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa).
Trabalha com diversas companhias como co-criadora, encenadora, intérprete e directora de movimento. De entre as mais recentes, destacam-se: com a CEM Palcos (Viseu), co-criação e interpretação de “GRITO”, uma peça de dança-teatro baseada em entrevistas a mulheres nas aldeias, com a bailarina Mariana Silva (2023); co-criação e interpretação de “Facas e Flores”, uma peça de máscaras e teatro de objectos com a direcção artística de Patrick Murys (2024); com a Mochos no Telhado (Viseu), co-criação da peça “Mãe” (2024); e encenação de “Era uma vez uma linha de fronteira” (2025). Actualmente, está a iniciar um trabalho de co-criação com Patrick Murys, na CERCIAV — Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro, no âmbito de um projecto de mediação artística dirigido pela 4is – Inovação Social, “Da Terra À Boca”, através do trabalho com marionetas.

Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas. 

O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.

Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Gi Carvalho

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD

Parceria Media: Coffeepaste

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista

Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão

Local

Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

Corpos da Desobediência [Instalação-Performance] | Pepa Macua (AR)

Obter bilhetes

Eventos recomendados

  • Você é um organizador?

    Maximize o sucesso do seu evento com a Billetto - a plataforma de venda de bilhetes que o ajuda a vender mais bilhetes, promover com facilidade e economizar tempo.