Detrás del Telón - Ana Woolf (AR) - Festival Eufémia

O evento terminou

Detrás del Telón - Ana Woolf (AR) - Festival Eufémia

Localização

Data

Oct 28 2021 15:30 - 16:30

Descrição

A primeira edição do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades terá lugar em Lisboa, de 26 a 31 de Outubro de 2021 na Biblioteca de Marvila, na Escola Secundária de Camões e em outros espaços da cidade. Vai incluir espectáculos, uma forte componente de formações e promover o debate através de mesas-redondas.

- - -

Detrás del Telón (Por trás da cortina)

O que há por trás da cortina? O mundo mágico do teatro e da presença, o mundo real e obstinado do trabalho quotidiano para poder dizer "estou aqui e agora", no palco: a actriz nos seus pés, calçando os sapatos das suas personagens. 

Este espectáculo-demonstração é um convite para percorrer o caminho de uma mulher de teatro através dos seus anos de formação no ofício, apresentando os diferentes rostos do seu próprio rosto. Fala das suas dificuldades, maneiras de resolver, buscas e fracassos. Fala, sobretudo, do encontro com as suas e os seus mestres para enfrentar temas como a disciplina e a emoção na preparação e no momento de enfrentar o público. 

Em cena, são apresentados fragmentos de espectáculos enquanto tentativa de entender e visualizar melhor o momento tão misterioso da passagem da técnica à ficção cénica.

//

Interpretação: Ana Woolf (Argentina)

Encenação:  Julia Varley (Dinamarca) 

Apoiada pelo Odin Teatret e o Nordisk Teaterlaboratorium

//

Ana Woolf é pedagoga, actriz e diretora. Nascida na Argentina, formou-se na Escola de Arte Dramática de Buenos Aires e especializou-se em Antropologia Teatral com Eugénio Barba, do Odin Teatret (DK), e pela I.S.T.A. (International School of Theatre Anthropology). É co-fundadora e directora artística da Red Magdalena 2a Generación, uma rede latino-americana de mulheres artistas, vinculada à Rede Internacional The Magdalena Project. Ana é colaboradora internacional do Odin Teatret e trabalhou como directora assistente de Eugenio Barba em três projectos internacionais: “Ur-Hamlet”; “El casamiento de Medea”; “La vida crónica” e “Si el grano no muere”. Desde 2011 que Ana desenvolve um trabalho intenso na Argentina e na América Latina e dá formação a nível mundial. Lecciona na ISTA, onde desenvolveu um treino especial baseado em técnicas orientais e ritmos latino-americanos - "A presença cénica do corpo/voz". Desenvolveu uma carreira como directora com actores profissionais em diferentes países e é autora de múltiplos artigos que reflectem sobre arte teatral e feminina publicados em diferentes Críticas de Teatro (Cuba, Argentina, Dinamarca, Nova Zelândia, Itália). Ana dirige e colabora com várias companhias, em âmbito internacional, de França, Itália, Dinamarca, Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Taiwain, Índia, Malásia, entre outras. Foi, ainda, tradutora de obras de Julia Varley, Eugenio Barba, Iben Nagel Rasmussen e Mirella Schino, e de outros autores de artigos de teatro.

- - -

Lotação por espectáculo: 80 pessoas

Serão cumpridas as recomendações emitidas pela DGS. 

Para mais informações: festival.eufemia@gmail.com ou através das nossas redes sociais.

Organizador

O grupo Eufémias é inspirado pelo Magdalena Project – Rede Internacional
de Mulheres no Teatro Contemporâneo https://www.themagdalenaproject.org/

Este nome remete para as mulheres trabalhadoras, as suas lutas, as denúncias contra as diferentes violências do sistema patriarcal-heteronormativo-branco, a força e a vulnerabilidade das que são mães, o direito e o dever de falar e o direito e o dever de dizer não. 

Local

Auditório - Escola Secundária de Camões Auditório - Escola Secundária de Camões, Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.