skip to main content

Evento terminado - Perdeu este evento

Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.
Outros eventos deste organizador
A carregar...
 
 
Outros eventos desta categoria
A carregar...
 
 
Eventos recomendados
A carregar...
 
 

Epopeia - A Corda Teatro (PT) - Festival Eufémia

O evento terminou

Epopeia - A Corda Teatro (PT) - Festival Eufémia

De EUR 4.00

Localização

Data

Oct 27 2021 20:30 - 22:00

Descrição

A primeira edição do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades terá lugar em Lisboa, de 26 a 31 de Outubro de 2021 na Biblioteca de Marvila, na Escola Secundária de Camões e em outros espaços da cidade. Vai incluir espectáculos, uma forte componente de formações e promover o debate através de mesas-redondas.


- - -

EPOPEIA dá voz às histórias de quatro mulheres da História de Portugal vividas no século XVI e no século XVIII e esquecidas pela própria História – Joana de Áustria, Públia Hortênsia de Castro, Antónia Rodrigues e Maria Sequeira -, partindo de textos biográficos criados para esta peça e de reflexões de diferentes autoras e autores. Foram heroínas não só pelo facto de algumas delas terem tido a coragem de lutar fisicamente pela pátria, mas porque todas tiveram a coragem e o engenho de levar as suas ambições avante pela quebra dos cânones machistas, abdicando, por algum tempo, do seu estatuto de mulheres. Foram mulheres que se travestiram do género masculino para abraçarem a liberdade que almejavam. O que queriam verdadeiramente estas mulheres? O que querem as mulheres dos dias de hoje? Este espectáculo procura estabelecer um diálogo entre cinco intérpretes ao longo das cinco partes definidoras do modo épico, diálogo este não biográfico, mas sim a partir de uma reflexão a respeito da posição da mulher ao longo dos tempos. EPOPEIA procura, assim, dar corpo a uma representação do grito silencioso e activo de mulheres que procuraram a sua identidade dentro dos limites de uma sociedade repressiva, como uma voz que percorre o tempo para se dirigir à contemporaneidade.


Encenação e Espaço Cénico: Ruben Saints
Dramaturgia e Assistência de Encenação: Elsa Maurício Childs
Interpretação: Diogo Bach, Inês Sobreda, Lea Managil, Rita Carolina Silva, Sara Afonso
Sonorização e música originaL: Lea Managil
Desenho de Luz: Ruben Saints
Figurinos: Atelier Carminho
Produção: A Corda

© Jorge Matreno

A Corda Teatro

Dirigida artisticamente por Ruben Saints, A Corda Teatro apresenta-se como uma estrutura de criação artística multidisciplinar centrada, primordialmente, no Teatro, na Música e na Literatura, assim como na exploração de diferentes linguagens cénicas, e tem vindo a realizar diferentes trabalhos que procuram trazer a mulher para o centro das narrativas em palco.

- - -

Lotação por espectáculo: 80 pessoas

Serão cumpridas as recomendações emitidas pela DGS. 

Para mais informações: festival.eufemia@gmail.com ou através das nossas redes sociais.

Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género de carácter interseccional. Para além disso, dá foco às complexidades que afectam os processos identitários, fundamentalmente os baseados na necessidade de transformar e superar opressões de carácter colonialista, racista, homofóbico, transfóbico e capacitista.

A segunda edição do Festival Eufémia: Perspectivas de Género e Identidades em Cena acontece de 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2023, na Biblioteca de Marvila, no Auditório Camões e no Mercado de Culturas. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas. O programa está, assim, sustentado em dramaturgias que abordam temas como a cosmovisão andina, a história de mulheres palestinianas no exílio ou processos de “auto-ficção” que destacam a potência performativa de corpos dissidentes.

Através de uma programação descentralizada, que apresenta espectáculos de teatro, performances, concertos, formações, diálogos e mostras de fotografia, o festival sublinha o reconhecimento de vozes e corpos plurais, bem como a necessidade de desenvolver uma sensibilidade cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Joana Rodrigues

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Fotográfico e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Registo Audiovisual: Maurício Centurión

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Produção: Eufémias

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa e IBERESCENA

Parcerias Media: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Agenda LX, Comunidade Cultura e Arte

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Junta de Freguesia de Arroios, Grupo Comunitário Quarto Crescente, Polo Cultural Gaivotas-Boavista, Sociedade Musical 3 de Agosto.


Local

Biblioteca de Marvila Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.