Saltar para o conteúdo principal
Evento terminado - Perdeu este evento Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.

Outros eventos deste organizador

A carregar...

 
 

Outros eventos desta categoria

A carregar...

 
 

Eventos recomendados

A carregar...

 
 

Festival da Criança

O evento terminou

Festival da Criança

De Gratuito

Localização

Data

Oct 14 2023 10:30 - 19:00
Billetto Peace of Mind
Reserve com confiança: a Billetto assegura o reembolso de eventos cancelados, garantindo a sua tranquilidade. Saber mais
Métodos de pagamento aceites:

Descrição

FESTIVAL DA CRIANÇA PORTUGAL

O festival que será um lugar onde a imaginação floresce, a paixão pelos livros e música ganham vida e a união de dois países é celebrada.

A primeira edição do Festival da Criança Portugal, é um evento especial realizado a partir da parceria de duas amigas: a percussionista Lulu Araújo e a escritora Clara Haddad, com o apoio institucional do Instituto Pernambuco - Porto que tem feito contribuições importantes para o fortalecimento da cultura Brasileira e Portuguesa.

No Brasil, o Festival da Criança é realizado desde 2012 e agora chega ao Porto para celebrar a infância com muita música, literatura, arte e cultura. 

O evento decorrerá nas instalações do Instituto que fica na Rua das Estrelas, 141, Campo Alegre, no dia 14 de outubro, das 10h30 às 19h, com entrada livre. A programação do festival inclui concertos, sessão de contos, mercado literário, conversa com autores e ilustradores, MPB para Crianças, clown, praça de alimentação e muito mais, num dia que promete ser cheio de atividades, alegria e cultura.

O que vamos ter

Melodias que Encantam e Divertem

Concertos para público Pais e Filhos, com Lilian Raquel que traz pela primeira vez ao Porto seu novo projeto “MPB para Crianças", Lululoops, uma fusão dos ritmos tradicionais do Brasil com batidas eletrônicas, a magia do Circo com a Palhaça Mary En (Enne Marx), que fará várias intervenções durante todo o evento e As Enroladinhas, em conjunto com a Palhaça Dita (Isadora Rinelle).

Mercado Literário e Conversa com autores

Clara Haddad vai mediar conversas com autores e ilustradores entre os convidados confirmados: Alexandre Rampazo (IBBY Honour List 2022), Sónia Borges, Carlos Granja. Haverá a sessão “Viagem pelo Sistema Solar” com o comunicador de ciência da RTP Miguel Gonçalves e muito mais! Neste espaço teremos sessão de autógrafos com os autores convidados e apresentação do livro: Memórias de hospital: Relatos de uma palhaça apaixonada e venda de fantoches da Teresa Guimarães.

Sessões de Contos, Teatro de Fantoches e Oficina 


Espetáculo, Abaeté com o Cegonha- Bando de Criação.
Clara Haddad
com participação especial no show LULULOOPS, oficina de percussão para crianças e famílias com Lulu Araújo e Gilú Amaral, entre outros grandes convidados.


Histórico do Festival

Lulu Araújo, a organizadora criou o Festival da Criança no Brasil para ser uma montra de arte e cultura para crianças e famílias apresentando a pluralidade rítmica de Pernambuco e levando ao público projetos comprometidos com qualidade, inovação e cuidado para público infantil e familiar. A iniciativa existe desde 2012, e contou com uma programação variada com shows, oficinas, exposições, ciclos de conversa e circo contemplando mais de 21 mil pessoas em suas edições.

As organizadoras da 1ª edição em Portugal

Lulu Araújo

Lulu Araújo é arte-educadora, produtora, musicista e percussionista brasileira. Com uma trajetória de mais de 20 anos no meio artístico. Já acompanhou músicos como Alceu Valença e Naná Vasconcelos com quem tocou em importantes festivas no Brasil e no mundo passando pelo Japão, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Itália. Fundadora da Caracaxá Produções, está a frente de projetos como Festival da Criança, Carnavalzinho, Arraialzinho além de atuar como curadora em festivais como RECBITINHO e outros. Em 2012 lançou seu projeto musical Fadas Magrinhas e agora circula em turnê com o seu projeto LULULOOPS.

Clara Haddad

Clara Haddad, Com 30 anos de experiência na área artística, 25 deles exclusivamente na narração oral e mediação de leitura, especializada em edição de livros para a infância e biblioterapia. É Escritora de literatura infantil com livros publicados no Brasil e em Portugal e Produtora Cultural. Foi eleita e melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa em 2015 na Bélgica. Vencedora do Troféu Baobá em 2020- considerado o Óscar dos narradores de histórias no Brasil. Formadora e Biblioterapeuta com ampla experiência já percorreu mais de 10 países com seus espetáculos e cursos.


Programação


Sala de Convenções- 10:30-Abertura Mercado Literário
com venda de livros, ilustrações, fantoches, pinturas faciais e outras coisas que tais (estará aberto até às 19:00)

Auditório 10:45 -11:00-Abertura com Clara Haddad e Lulú Araújo Lotação Sujeita a capacidade do espaço.

Auditório11:00 -11:40- Espetáculo “A cruz do Rufino” - Grupo: Saaraci Coletivo Teatral com Janaína Alves, Laura Gonçalves e João Branco (Portugal/Brasil/Cabo Verde)

Uma adaptação do texto da autora cabo-verdiana Fátima Bettencourt. Público-alvo- pais e filhos, professores, educadores e interessados no tema Lotação Sujeita a capacidade do espaço.

Sala 1- 11:30-12:15 Segredos do Universo- Histórias de planetas anões, batatas voadoras numa Odisseia pelos lugares mais espetaculares do nosso Sistema Solar com o comunicador de ciência da RTP- Miguel Gonçalves (Portugal)

Público-alvo- pais e filhos, professores, educadores e interessados no tema Lotação Sujeita a capacidade do espaço.

Jardim-11:45 às 12:45- Oficina de Percussão com Lulú Araújo e Gilú Amaral (Brasil)

Jardim-12:45 às 13:00 As Enroladinhas (Brasil) *Intervalo na programação das 13:00 às 14:00

Sala de Convenções- 14:00 -14:30 -Mercado do Livro- Com Enne Marx (Brasil) apresenta e autografa o livro “Memórias de Hospital relatos de uma palhaça apaixonada”.

Auditório 14:45 às16:00- Conversa à volta dos livros de literatura infantil e ilustrações com convidados especiais o ilustrador Alexandre Rampazo (Brasil), a ilustradora Sónia Borges (Portugal), autor Carlos Granja (Portugal) e Álvaro Magalhães* (Portugal) *a confirmar.

Público-alvo- pais e filhos, professores, educadores e interessados no tema Lotação Sujeita a capacidade do espaço.

Jardim- 14:45  Abertura dos concertos com Enne Marx (Brasil)

Jardim-15:00 às 15:45 MPB para Crianças com Lilian Raquel (Brasil) um repertório muito especial apresenta às crianças, clássicos da MPB com arranjos leves, divertidos e cheios de personalidade. Acompanhada de guitarra e percussão,

Jardim-15:45 às 16:00- As Enroladinhas (Brasil)

Jardim- 16:00-17:00- Show LULULOOPS de Lulú Araújo /Participação Especial Clara Haddad (Brasil/ Portugal)

Sala de Convenções- 16:00 às 17:30- Espaço dos autores e ilustradores presentes no evento para sessões de autógrafos. Cândida da Luz, Milú Loureiro, Cláudia Pinheiro, Elizabeth Deschauer, Cláudia Negishi, Alexandre Rampazo, Carla Nazareth, Sónia Borges, Clara Haddad, Virginia Millefiori,

Auditório 17:00 às17:45- Espetáculo “Abaeté” com o Grupo Cegonha Bando de Criação (Brasil)
Público-alvo- pais e filhos, professores, educadores e interessados no tema Lotação Sujeita a capacidade do espaço

Jardim 17:30 às 18:30- Roda de Histórias -Com os narradores de histórias: Virgínia Millefiori (Portugal) Luíza Bittencourt (Brasil) e Vítor Fernandes (Portugal)

Jardim 19:00 - Encerramento com Clara Haddad e Lulú Araújo.

*Intervalo na programação

Mas o público poderá desfrutar da mini- praça de alimentação e do mercado literário que  funcionam das 10:30 às 18:30.

Para as atividades que decorrem no auditório e sala 1 solicitamos que cheguem com antecedência. As pessoas vão entrar pela ordem de chegada e até o limite de capacidade da sala. Não há marcação de Lugares


OBSERVAÇÕES

Retirada de Ingressos Sujeito a capacidade do Espaço

Retirada de ingressos para as atividades que vão decorrer no auditório e sala 1 estão sujeitas a capacidade de lotação de cada sala.

Não é Permitido entrar de Bicicleta no Instituto

Não é permitido entrar com objetos de vidro

Não é permitido entrada de animais, com excessão dos animais Guias.


Local

Instituto Pernambuco Porto, Rua das Estrelas 143, 4150-762 Porto

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.