FRAGMENTOS | Marisa Paulo (PT/AN)
FRAGMENTOS | Marisa Paulo (PT/AN)
Localização
Data
Tags
Descrição
M/6
Sinopse
Eu mulher,
Tu mulher,
Nós mulheres,
FRAGMENTOS é uma performance documental que celebra a mulher negra enquanto produtora de conhecimento, conhecimento sobre a sua própria história. Quem melhor que a própria para contar a sua trajectória na primeira pessoa?
Eu mulher, eu negra, fragmentada em tantas outras mulheres africanas e afrodescendentes na diáspora. Que corpos são esses, que sombras são essas? Uma narrativa de mim para ti, de nós para vós, uma conversa. Um quebrar do pensamento colectivo de que somos unas, de que eu sou tu e tu és eu.
Inquietações, encontros e reencontros fragmentados no colectivo imaginário. Diferentes corpos, diferentes vozes, diferentes militâncias. Uma narrativa a diferentes vozes. Uma performance documental criada a partir de entrevistas a várias mulheres negras na diáspora.
Ficha Artística
CONCEITO|CRIAÇÃO|INTERPRETAÇÃO: Marisa Paulo
PERCUSSÃO: André Soares
VOZ: Dora Cruz
VÍDEO|PERFORMANCE VJ: Vanessa Fernandes
POEMA: Margarida Valença
STILL|TEASER: Nêga Filmes
APOIO FIGURINOS: Royal Skuare
Biografia
Marisa Paulo
Natural de Luanda, Marisa Paulo vê-se enquanto artista e pesquisadora de danças e movimentos de matriz africana.
Trabalhou como intérprete na performance “We're Magic. We're Real #3 (These Walls)”, de Jeannette Ehlers (2024) e como intérprete co-criadora nos espetáculos “3 Cores Negras” (2023), de Iris de Brito; “Rio de Muanes” (2023), de Denise Zenicola; “MASK” (2022), do Colectivo Muanes Dançateatro; “Purah” (2020), “The Light Between the Dark” (2020) e "Raíz" (2019), da Alcateia Companhia Artística, e, como coreógrafa e bailarina, nos projectos “SARAVÁ PALAVRA” (desde 2018) e "Fado Dançado" (2013), da Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal.
A leitura que faz da dança enquanto prática de movimento artístico consiste no conhecimento do corpo enquanto sistema biomecânico, com base na investigação do movimento de matriz africana. Nos últimos anos tem focado a sua pesquisa sobre o corpo da mulher negra na Diáspora, que a conduziu, em 2021, a uma viagem de investigação e formação à Ecole des Sables, Toubab Dialaw, Senegal. Desde então, desenvolve o corpo performático assente na ideia da performance enquanto lugar político e de revisitação da sua ancestralidade, explorando conceitos como arquivo, pertença, ciclos e herança, tendo criado as obras “FRAGMENTOS” (2024), “RE-trato” (2023) e “IN(visível)” (2021), assentes na história de mulheres negras.
Organizador
O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.
O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.
Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.
FICHA TÉCNICA
Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral
Coordenação Técnica: Gi Carvalho
Design Gráfico: Sofia Dias
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Assistência de Produção: Linda Rosa Campos
Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas
Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez
Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD
Parceria Media: Coffeepaste
Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão
Local
Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa
FAQ
-
Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?
A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?
Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.
-
Onde encontro um link para um evento online?
Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
-
O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?
A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
FRAGMENTOS | Marisa Paulo (PT/AN)
De EUR 8.00