Saltar para o conteúdo principal
Evento terminado - Perdeu este evento Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.

Outros eventos deste organizador

A carregar...

 
 

Outros eventos desta categoria

A carregar...

 
 

Eventos recomendados

A carregar...

 
 

From Above/Do Alto | Sílvia Almeida (PT)

Restam poucos bilhetes
Restam poucos bilhetes
Restam poucos bilhetes
O evento terminou

From Above/Do Alto | Sílvia Almeida (PT)

De Gratuito

Localização

Múltiplas faixas horárias

1 Novembro 2023 - 4 Novembro 2023
Billetto Peace of Mind
Reserve com confiança: a Billetto assegura o reembolso de eventos cancelados, garantindo a sua tranquilidade. Saber mais
Métodos de pagamento aceites:

Descrição

“Do Alto” é um lugar. Mas “Do Alto” é também o nome pelo qual é conhecida uma mulher. Uma mulher de lugares certos. Pertence a uma terra, a uma casa, a um banco junto à lareira, a uma pedra à beira do caminho de onde observa pacientemente o mundo. Na hora em que o seu lugar de pertença passou a ser outro, os lugares que eram só seus ficaram cheios de ausência. Esta performance/instalação de uma pessoa para uma pessoa resulta dessa experiência de habitar os lugares de outrem.


Duração: 15 min. (aprox.) Percurso* para uma pessoa de cada vez

*Acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Sílvia Almeida, actriz e criadora a viver em Lisboa, nasceu em Aveiro em 1984. A sua carreira profissional iniciou-se em 2004, no TNDM II (“Os Lusíadas Rumo Oriente”). Da sua formação, destacam-se: FLUL (licenciatura), Escola - ACT- (Tv, Cinema e Teatro), ESTC (mestrado), entre outras. Em 2012, no âmbito do programa Leonardo da Vinci, ruma a Londres para trabalhar com a premiada companhia Zecura Ura. No seio dessa companhia, ingressa no DRIFT, para novos criadores (Brasil, Reino Unido), onde desenvolve, pela primeira vez, "From Above – Do Alto”. Nos últimos nove anos em que viveu em Inglaterra, colaborou com companhias onde se incluem: Arbonauts, Beautiful Confusion Collective, entre muitas outras. Em Portugal, colaborou, por exemplo, com o Teatro O Bando, Inestética, António Pires e Miguel Moreira.

Elsa Almeida é escritora, professora e autora do conto. Nasceu em Dezembro de 1982. Natural de Vale de Cambra. Formou-se na Universidade Católica do Porto. Vive no Porto. 

Tem dois livros publicados: “Um Coração XXL” e “Família Durão”. Nas diversas visitas que faz a escolas, apresenta as suas obras sob o mote “Onde nascem as estórias?”, que tem como objectivo primordial mergulhar no processo criativo de escrever/narrar uma história. Diverte-se quando escreve e quando leva os outros a abraçarem as suas histórias.

https://www.kandanduuu.com/


Ficha Artística

Criação artística e interpretação: Sílvia Almeida

Textos e apoio à criação artística: Elsa Almeida

Fotografia: Paulo Balreira

Fotografia e documentação da performance/instalação: Ludovic des Cognets

Design e apoio técnico: Ludovic des Cognets

Música: Noiserv

Acolhimento: Teatro da Garagem

Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

Financiamento: Direcção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura


Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género de carácter interseccional. Para além disso, dá foco às complexidades que afectam os processos identitários, fundamentalmente os baseados na necessidade de transformar e superar opressões de carácter colonialista, racista, homofóbico, transfóbico e capacitista.

A segunda edição do Festival Eufémia: Perspectivas de Género e Identidades em Cena acontece de 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2023, na Biblioteca de Marvila, no Auditório Camões e no Mercado de Culturas. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas. O programa está, assim, sustentado em dramaturgias que abordam temas como a cosmovisão andina, a história de mulheres palestinianas no exílio ou processos de “auto-ficção” que destacam a potência performativa de corpos dissidentes.

Através de uma programação descentralizada, que apresenta espectáculos de teatro, performances, concertos, formações, diálogos e mostras de fotografia, o festival sublinha o reconhecimento de vozes e corpos plurais, bem como a necessidade de desenvolver uma sensibilidade cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Joana Rodrigues

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Fotográfico e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Registo Audiovisual: Maurício Centurión

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Produção: Eufémias

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa e IBERESCENA

Parcerias Media: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Agenda LX, Comunidade Cultura e Arte

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Junta de Freguesia de Arroios, Grupo Comunitário Quarto Crescente, Polo Cultural Gaivotas-Boavista, Sociedade Musical 3 de Agosto.


Local

Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.