skip to main content

Evento terminado - Perdeu este evento

Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.
Outros eventos deste organizador
A carregar...
 
 
Outros eventos desta categoria
A carregar...
 
 
Eventos recomendados
A carregar...
 
 

Mesa-redonda: Feminismos, Interseccionalidade e Desconstrução de Estereótipos de Género-Raça-Classe - Festival Eufémia

O evento terminou

Mesa-redonda: Feminismos, Interseccionalidade e Desconstrução de Estereótipos de Género-Raça-Classe - Festival Eufémia

De Gratuito

Localização

Data

Oct 29 2021 17:00 - 18:30

Descrição

A primeira edição do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades tem lugar em Lisboa, de 26 a 31 de Outubro de 2021 na Biblioteca de Marvila, na Escola Secundária de Camões e em outros espaços da cidade. Inclui espectáculos, uma forte componente de formações e promover o debate através de mesas-redondas.

- - -

Feminismos, Interseccionalidade e Desconstrução de Estereótipos de Género-Raça-Classe

O presente social e político reclama um trabalho de especial reflexão e prática sobre a noção de interseccionalidade, enquanto gesto político. Partimos do princípio de que as opressões que se manifestam dentro da sociedade - tal como todas as formas de intolerância e fundamentalismo baseadas em determinadas crenças - não operam independentemente umas das outras. Pelo contrário, essas formas interrelacionam-se, criando um sistema de opressão que reflecte o seu cruzamento, e reclamam ser integradas cada uma na sua especificidade. Nesta mesa, conversaremos sobre a superação do feminismo pelos feminismos; a necessária articulação entre raça, género e classe; a especificidade das diversas acções políticas, como é o caso dos feminismos das mulheres negras; os desafios na desconstrução de estereótipos de género/raça/classe na sua articulação; os limites e potencialidades dos conceitos emergentes “novas masculinidades” ou “masculinidades positivas”; a raiz comum entre os sistemas patriarcal e capitalista. Qual é a legitimidade da luta pela igualdade na tríade género-raça-classe em Portugal? Quem “pode” ser feminista?  Que resistências encontram estes gestos de desconstrução no terreno?

Participantes: Elsa Maurício Childs, Gisela Casimiro, Grupo Suigeneris, Nuno Salema e Stefania Macua

- - -

Lotação por espectáculo: 50 pessoas

Serão cumpridas as recomendações emitidas pela DGS. 

Para mais informações: festival.eufemia@gmail.com ou através das nossas redes sociais.

Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género de carácter interseccional. Para além disso, dá foco às complexidades que afectam os processos identitários, fundamentalmente os baseados na necessidade de transformar e superar opressões de carácter colonialista, racista, homofóbico, transfóbico e capacitista.

A segunda edição do Festival Eufémia: Perspectivas de Género e Identidades em Cena acontece de 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2023, na Biblioteca de Marvila, no Auditório Camões e no Mercado de Culturas. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas. O programa está, assim, sustentado em dramaturgias que abordam temas como a cosmovisão andina, a história de mulheres palestinianas no exílio ou processos de “auto-ficção” que destacam a potência performativa de corpos dissidentes.

Através de uma programação descentralizada, que apresenta espectáculos de teatro, performances, concertos, formações, diálogos e mostras de fotografia, o festival sublinha o reconhecimento de vozes e corpos plurais, bem como a necessidade de desenvolver uma sensibilidade cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Joana Rodrigues

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Fotográfico e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Registo Audiovisual: Maurício Centurión

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Produção: Eufémias

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa e IBERESCENA

Parcerias Media: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Agenda LX, Comunidade Cultura e Arte

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Junta de Freguesia de Arroios, Grupo Comunitário Quarto Crescente, Polo Cultural Gaivotas-Boavista, Sociedade Musical 3 de Agosto.


Local

Auditório - Escola Secundária de Camões Auditório - Escola Secundária de Camões, Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.