Mestiçagem Selvagem | Samadi Valcarcel / Teatro Feroz (BO)
Mestiçagem Selvagem | Samadi Valcarcel / Teatro Feroz (BO)
Localização
Data
Tags
Descrição
M/14
Peça em Espanhol e Português
Sinopse
Mestiçagem Selvagem é uma peça de teatro que funde dança, artes performativas, artes audiovisuais, teatro de objectos e música, para criar um híbrido de linguagens artísticas, no qual transita Chola Punk, personagem central da obra, que busca construir uma festa de afectos de corpos punk e, assim, sair do sistema objectual carregado de instruções sem sentido em que actualmente habita. No meio desse conflito interior, Chola Punk vai revelando a sua biografia e descobrindo a sua mestiçagem, da qual todes fazemos parte, gerando um olhar diferente sobre a mestiçagem e a identidade boliviana.
Ficha Artística
Ideia Original e Dramaturgia: Samadi Valcarcel
Intérprete: Samadi Valcarcel
Desenho e Edição de Video Mapping: Israel Alberto
Desenho e Composição Sonora: DJ Súper Cholita y Nebai Rios
Desenho de Luz: Joe Salinas
Direcção de Movimento: Pamela Villarpando
Encenação: Samadi Valcarcel
Biografia
Samadi Valcarcel é uma artista multidisciplinar boliviana, especialista em Teatro de Objectos, Interactividade e Novas Mídias (UNA, Buenos Aires - Argentina), para além de ser licenciada em representação (EMAD, Buenos Aires - Argentina). Paralelamente, estudou com Ana Alvarado, Silvio Lang, Guillermo Cacace, Paola Baró, Vivi Tellas, Matias Feldman, Cesar Brie, Diego Aramburo, Matías Umpierrez e Alexandre Dal Farra. Fez parte do Laboratório de Criação II, dirigido por Silvio Lang, no Teatro Cervantes, e do laboratório “Performer Sudamericana”, no Teatro San Martin (Buenos Aires, Argentina). Como encenadora, dirigiu mais de oito peças, participando em diversos festivais nacionais e internacionais, entre os quais se destaca a peça PIEZA UNICA (Argentina, 2017), que aborda a temática dos ateliers têxteis clandestinos, recebendo o reconhecimento COMPROMISO CON EL TEATRO BOLIVIANO, concedido pela comunidade boliviana na Argentina (Buenos Aires - Argentina, 2017). Em 2020, recebeu o Prémio Nacional Peter Travesí com a sua peça “Escuchando Radiohead te escupo mi corazón”. Em 2022, estreou a peça “Pacìfico”, ganhando o Prémio Municipal de Melhor Peça de Teatro, concedido pela Secretaria de Cultura da cidade de La Paz, e recebeu o Prémio Eduardo Abaroa, concedido pelo Ministério da Cultura da Bolívia. Em 2024, co-dirigiu a peça «Algunas formas de los Anhelos» em Lima - Peru, peça vencedora do prémio de produção concedido pela IBERESCENA Artes Escénicas. Em 2020, recebeu o Prémio Nacional Peter Travesí com a sua peça “Escuchando Radiohead te escupo mi corazón”. Em 2022, estreou a peça “Pacìfico”, ganhando o Prémio Municipal de Melhor Peça de Teatro, concedido pela Secretaria de Cultura da cidade de La Paz e recebeu o Prémio Eduardo Abaroa, concedido pelo Ministério da Cultura da Bolívia. Em 2024, co-dirigiu a peça “Algunas formas de los Anhelos” em Lima, Peru, peça vencedora do prémio de produção concedido pela IBERESCENA Artes Cénicas Iberoamericanas, e recebeu o PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI PARA A MELHOR OBRA, concedido pela OFICIO CRÍTICO (Lima - Peru). Actualmente, é fundadora do grupo Teatro Feroz, com o qual cria obras a partir da combinação de linguagens cénicas desde 2010.
Organizador
O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.
O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.
Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.
FICHA TÉCNICA
Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral
Coordenação Técnica: Gi Carvalho
Design Gráfico: Sofia Dias
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Assistência de Produção: Linda Rosa Campos
Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas
Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez
Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD
Parceria Media: Coffeepaste
Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão
Local
Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa
FAQ
-
Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?
A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?
Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.
-
Onde encontro um link para um evento online?
Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
-
O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?
A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
Mestiçagem Selvagem | Samadi Valcarcel / Teatro Feroz (BO)
De EUR 8.00