Penelopíada | Susana Cecílio / A Algures (PT)
Penelopíada | Susana Cecílio / A Algures (PT)
Localização
Data
Tags
Descrição
M/12
Sinopse
Chega até nós a escrita dos homens, mas, para quem sabe abrir as malhas, chega-nos a inscrição das mulheres. A Penelopíada é uma obra que se tece e destece continuamente, percorrendo grandes mitos mas, desta vez, contados por animais, ilhas, fios, pedras, a partir de uma relação sensível com as coisas. As mãos de Penélope vão trabalhando as histórias e, como o seu manto, sabemos que nenhuma história pode ser verdadeiramente acabada.
CONTEXTO
Penelopíada, é o resultado de um processo de mais de um ano de criações, investigações, pesquisa e apresentações, formalizado num espectáculo de teatro narrativo inspirado nas materialidades dos elementos.
Tal como na Odisseia, onde Penélope tece e destece o seu manto para ganhar o tempo, assim acontece com este processo. A metodologia é, em si, um exercício de diálogo com a prática de Penélope: fazer e desfazer. Desmembrar, deixá-lo nu; sem amparo.
Apresentámos ao público esse esqueleto, fruto da investigação “Penélope, Helena e outras mulheres”. E de novo pegamos nos instrumentos destecidos e voltamos a criar pequenos quadros: os cinco cantos temáticos. Mostrá-los, para de novo os destecer. E, finalmente, com todos os fios, todas as cores e padrões escolhidos destecidos, tecer o pano final que será uma apresentação de uma cosmovisão feminista; uma costura poética da vida de Penélope, com todas as suas contradições.
Ficha Artística
Um espectáculo d’A ALGURES
DIRECÇÃO: Ana Cristina Colla
CONCEPÇÃO, CRIAÇÃO e INTERPRETAÇÃO: Susana Cecílio
TEXTO: Matilde Real
CENOGRAFIA E DESENHO DE LUZ: Eduardo Brasil
FIGURINO: Elisa Rossin e Sónia Santos
CRIAÇÃO MUSICAL: Malena Rampi
CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO DE ÁUDIO: Luciano Assumpção e Malena Rampi
VOZES OFF: Catarina Caetano, Claudia Andrade, Karen Debértolis, Rosa Souto Armas e Susana Cecílio
PRODUÇÃO: Ana Pinto
FOTOGRAFIAS e VÍDEOS: Beth Freitas
ESTUDOS CÉNICOS PARA A CRIAÇÃO: Catarina Caetano, Eduardo Brasil, Joana Egipto e Malena Rampi.
PLANEAMENTO DE COMUNICAÇÃO: Poliana Tuchia
Este espectáculo teve uma investigação prévia denominada “Penélope, Helena e outras mulheres” com a seguinte ficha artística:
DIRECÇÃO: Ana Cristina Colla | CONCEPÇÃO e CRIAÇÃO: Susana Cecílio | DRAMATURGIA: Matilde Real | ASSESSORIA PARA O ESTUDO DOS CLÁSSICOS, MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS: Catarina Firmo | ASSESSORIA DE MANIPULAÇÃO DE OBJECTOS, APOIO À CRIAÇÃO e DESENHO DE LUZ: Eduardo Brasil | PRODUÇÃO: Ana Pinto | FOTOGRAFIAS e VÍDEOS: Beth Freitas
APOIOS: Alma d’Arame, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Ennes Business Center, IBERESCENA, Junta de Freguesia do Lumiar, LUME Teatro, Projecto Ruínas, República Portuguesa - Cultura | DGArtes - Direção Geral das Artes, Teatro Barracão.
Co-produção em residência: O Espaço do Tempo
Parceiros de comunicação: GERADOR, Coffeepaste
Biografia
Susana Cecílio
Artista de variedades! Agradece à matemática a descoberta do teatro em 1998.
É fundadora e directora artística d’A ALGURES, onde também é actriz, clown e narradora. O gosto pela palavra e pelas histórias levou-a a criar um festival chamado ESCUTADORES. Na criação de espectáculos, a costura dramatúrgica dos elementos plásticos, literários e corporais é um dos lugares que mais a fascina. Licenciou-se em Motricidade Humana e é mestre em Estudos de Teatro pela FL-UL com a tese “Dramaturgia do Corpo” (2009). Actualmente, é directora artística do TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças e integrante da União de Palhaças em Portugal - UPP.
A Algures
Fundada em 2008, A ALGURES é uma associação cultural que tem o clown, o Teatro e a narração oral na sua génese, sendo capaz de se estender por diversos lugares. Tem como missão transformar vivências individuais em experiências alegres e profundas, comportando toda a complexidade trágico-cómica da vida. Algures é este lugar da partilha. Um espaço-tempo de vivência comum onde a criação de narrativas atravessa todas as criações e a lógica das programações. Desde a sua fundação, almeja juntar artistas de várias áreas para a criação de um objecto artístico comum capaz de comunicar e abarcar as contradições da vida contemporânea. Aposta em novas dramaturgias, convidando jovens dramaturgas para a escrita de textos para as suas criações. Procura visibilizar o trabalho de artistas através de um podcast chamado DOU A MINHA PALAVRA, além de programar o TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças e o ESCUTADORES, um ciclo de narração oral no seu território-sede.
Organizador
O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.
O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.
Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.
FICHA TÉCNICA
Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral
Coordenação Técnica: Gi Carvalho
Design Gráfico: Sofia Dias
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Assistência de Produção: Linda Rosa Campos
Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas
Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez
Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD
Parceria Media: Coffeepaste
Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão
Local
Auditório Camões, Rua Almirante Barroso 25A, 1000-012 Lisboa
FAQ
-
Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?
A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?
Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.
-
Onde encontro um link para um evento online?
Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
-
O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?
A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
Penelopíada | Susana Cecílio / A Algures (PT)
De Gratuito