skip to main content

Evento terminado - Perdeu este evento

Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.
Outros eventos deste organizador
A carregar...
 
 
Outros eventos desta categoria
A carregar...
 
 
Eventos recomendados
A carregar...
 
 

Projecto Suigeneris - Juan Fresina (AR), André Vasconcelos (BR) e Nuno Labau (PT) - Festival Eufémia

O evento terminou

Projecto Suigeneris - Juan Fresina (AR), André Vasconcelos (BR) e Nuno Labau (PT) - Festival Eufémia

De Gratuito

Localização

Data

Oct 29 2021 15:30 - 16:30

Descrição

A primeira edição do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades terá lugar em Lisboa, de 26 a 31 de Outubro de 2021 na Biblioteca de Marvila, na Escola Secundária de Camões e em outros espaços da cidade. Vai incluir espectáculos, uma forte componente de formações e promover o debate através de mesas-redondas.

- - - 

PROJECTO SUIGENERIS é uma peça de dança, teatro e circo que explora os processos de configuração das identidades de género, com o foco na ideia da construção de “novas masculinidades” e uma crítica comprometida e arriscada às “masculinidades tradicionais”. Através de uma recolha de testemunhos, cria uma ficção que revela, provoca e desconstrói símbolos, representações e narrativas que afectam e transformam os corpos, o pensamento e as formas de estar em relação com outrxs e com nós próprixs.

//

Mostra do resultado de residência artística 

Artistas residentes: André Vasconcelos (BR), Juan Fresina (AR), Nuno Labau (PT)

Apoio à criação em residência: Iberescena

Produção: Vaca Magra

//
André Vasconcelos

André Vasconcelos, nascido no Brasil em 1988, muda-se, em 2002, para Lisboa, Portugal, país onde actualmente reside. Inicia a sua formação profissional pela EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô) (2008 – 2011) e em Dança Contemporânea na ESD – Escola Superior de Dança (2011 – 2014). Na sua vida profissional, trabalhou em várias áreas no mundo do espectáculo: Dança, com Amélia Bentes (em Eternuridade), Amálgama Companhia de Dança (em Diáspora) e com Nuno Labau - Vaca Magra (em Violência das Coisas Insensíveis; Step II Duplicate); Cinema, com Miguel Clara Vasconcelos (curta metragem Universo de Mya); Performance, com Ana Borralho e João Galante (I put a Spell on You); Teatro, com a Companhia da Esquina (A Barca; Ritual Almenara; As Bodas; Conto de Natal; Estória de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar; Bô, é o Asno que me leva; A Loja dos Brinquedos; Sonho), entre outros. Co-cria, também, uma peça de Dança Contemporânea com Ana Pontes (Estrangeiro de Si Próprio). É um dos membros fundadores da Associação Vaca Magra, onde ocupa o cargo de vice-presidente.

//

Juan Fresina

Artista cénico e professor argentino, especializado em Circo Contemporâneo. Em 2010, obteve o diploma de formação superior em Professor de Educação Física pelo Instituto Dr. Jorge E. Coll, Mendoza (AR). A sua busca pelo aperfeiçoamento, de carácter nómada e multicultural, levaram-no a desenvolver a sua carreira em países como Brasil, México, Itália, França, Espanha, Portugal, Escócia e Alemanha. Entre as formações mais relevantes, sublinha o trabalho como artista residente, durante 2014, na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (BR). Em 2016, realizou o terceiro ano de inserção profissional da Scuola di Circo Flic (IT). Em 2017, realizou o terceiro ano de Inserção profissional de Le Lido, Centre des Arts du Cirque de Toulouse (FR). Entre suas criações, destaca: "Frágeis", obra dirigida em Mendoza, Argentina (2017); "We are not ready”, espectáculo de criação com os alunos da Salto, International Circus School, em Portugal (2018). Criou e interpretou "Qua", peça de circo contemporâneo, e "Poste vacante" (2017), espectáculo dentro do marco da formação de Le Lido. Também em França, realizou apresentações em diversos festivais como Avignon, Circa, Bonnefoy, entre outros. Trabalha como professor desde o início de sua carreira e nas suas formações explora o triângulo Criação-Técnicas-Investigação. Depois de um período de processo criativo na Argentina, viaja novamente para Portugal para continuar a desenvolver "2° Movimiento", obra que interpreta e dirige (2020).

//

Nuno Labau 

Criador da performance de dança contemporânea “Step 2 Duplicate” é, também, o criador de “Violência das Coisas Insensíveis”, com estreia no Teatro-Cine (Torres Vedras -2016 ) e apresentações no Festival Internacional de Dança de Almada; Teatro Ibérico (Lisboa), no âmbito do ciclo “Filhos de Nenhures”; Teatro Sá da Bandeira (Santarém) e pesquisas públicas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), integrada na inauguração de exposição do arquitecto João Santa-Rita. Nuno foi, ainda, criador do espectáculo “Aluário”, com apresentação no festival SET, em 2011. Teve uma participação como criador no espectáculo Café do Absurdo com apresentação n’A Barraca. Foi bailarino para a coreógrafa Amélia Bentes no espectáculo “Eternuridade”. A sua formação principal assenta em artes circenses, na EPAOE - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô), tendo, ainda, estagiado na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, onde estudou e praticou com coreógrafos como Benvindo Fonseca, André Mesquita e Vasco Vallencamp, entre muitos outros. Nuno Labau é o responsável pela Associação Cultural Vaca Magra e foi professor de dança contemporânea no Conservatório de Música de Santarém. Actualmente, frequenta a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança. Praticou danças de salão e dança tradicional durante 10 anos.

- - - 

Lotação por espectáculo: 80 pessoas

Serão cumpridas as recomendações emitidas pela DGS. 

Para mais informações: festival.eufemia@gmail.com ou através das nossas redes sociais.

Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género de carácter interseccional. Para além disso, dá foco às complexidades que afectam os processos identitários, fundamentalmente os baseados na necessidade de transformar e superar opressões de carácter colonialista, racista, homofóbico, transfóbico e capacitista.

A segunda edição do Festival Eufémia: Perspectivas de Género e Identidades em Cena acontece de 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2023, na Biblioteca de Marvila, no Auditório Camões e no Mercado de Culturas. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas. O programa está, assim, sustentado em dramaturgias que abordam temas como a cosmovisão andina, a história de mulheres palestinianas no exílio ou processos de “auto-ficção” que destacam a potência performativa de corpos dissidentes.

Através de uma programação descentralizada, que apresenta espectáculos de teatro, performances, concertos, formações, diálogos e mostras de fotografia, o festival sublinha o reconhecimento de vozes e corpos plurais, bem como a necessidade de desenvolver uma sensibilidade cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Joana Rodrigues

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Fotográfico e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Registo Audiovisual: Maurício Centurión

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Produção: Eufémias

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa e IBERESCENA

Parcerias Media: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Agenda LX, Comunidade Cultura e Arte

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Junta de Freguesia de Arroios, Grupo Comunitário Quarto Crescente, Polo Cultural Gaivotas-Boavista, Sociedade Musical 3 de Agosto.


Local

Auditório - Escola Secundária de Camões Auditório - Escola Secundária de Camões, Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

FAQ

  • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

    A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

    A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

  • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

    Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

  • Onde encontro um link para um evento online?

    Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

  • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

    A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.