SerEstando Mulheres | Ana Cristina Colla / Lume Teatro (BR)
SerEstando Mulheres | Ana Cristina Colla / Lume Teatro (BR)
Localização
Data
Tags
Descrição
M/12
Sinopse
Em sua busca por “ser-estar” na cena, a actriz Ana Cristina Colla, ao longo de seus vinte anos de pesquisa junto ao Lume, visitou pessoas, cidades, mestres, recantos. Entre encontros e confrontos, foi depurando seu fazer teatral, passando pela mimesis das corporeidades, a dança pessoal, visitando o butoh, como portas para a própria singularidade.
“SerEstando Mulheres” é uma história “dançada” pela actriz sobre si mesma e sobre outras mulheres. Uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espectáculos. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do seu caminhar de actriz e mulher no Lume Teatro. Um encontro forte e delicado com o feminino, onde a actriz narra, através das imagens que cria e corporifica, seu saber impresso no corpo.
Palavras da autora:
“Quando completei vinte anos de pesquisas como actriz junto ao Lume Teatro, em 2013, pulsavam em mim desejos que só eu poderia nomear. Via um emaranhado de vozes, trilhas, encontros, pedaços de mim e de tantos. Gritavam para sair, ainda disformes. Fui intuindo contornos, criando bordas. Queria falar da vida, da minha, Cris menina, Cris actriz, Cris mãe, Cris mulher, Cris filha, Cris tantas e entre essas tantas, Cris Maroquinha, Cris Dona Maria, Cris Madame Pacaembú, Cris Nataly, Cris Velha. Mulheres que encontrei em viagens de pesquisa de campo pelo Brasil e que me abriram suas casas e me contaram suas histórias, suas dores, seus aconchegos, ao lado de outras mulheres que brotaram no calor da sala de trabalho, inventadas, germinadas na pele, nos ossos, na carne, não menos reais, não menos eu, não menos elas. Na trilha dos vinte anos, elas saltaram forte, exigindo presença. Rasgaram caminho e apontaram a direcção. Assim nasce a obra “SerEstando Mulheres””.
Ficha Artística
Criação: Ana Cristina Colla e Fernando Villar
Actuação: Ana Cristina Colla
Direcção: Fernando Villar
Músicas: Rodrigo Cariranha, Robert Medzo e Greg Slivar
Concepção de Figurino: Silvana Nascimento
Concepção de luz: Maria Emília Cunha Alves
Técnicos responsáveis: Daniel Salvi, Eduardo Albergaria e Francisco Barganian
Design gráfico e fotografia: Arthur Amaral
Registro audiovisual: Alessandro Soave
Realização: LUME Teatro
Biografia
Ana Cristina Colla
Nasceu Ana Cristina, filha de Ana e neta de Maria. Era para se chamar Ana Maria, mas a avó disse que as Marias sofriam demais. Aí, a nomearam Ana Cristina, de Cristo. Nasceu miúda. Míope se tornou quando começou a crescer. Ser actriz nunca foi sonho, foi sendo. Talvez pela vocação de ser casulo. Quando foi para o mundo, sonhando em ser gente grande, se tornou actriz-pesquisadora do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP (desde 1994).
É autora dos livros Da minha janela vejo... - Relato de uma trajectória pessoal de pesquisa no LUME (2006, HUCITEC), Caminhante, não há caminho. Só rastros (2013, Ed. Perspectiva), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (2020, Ed. Unicamp) e Entre cenas, memórias e estilhaços (2022, Editora Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Foi contemplada com o Prémio de Reconhecimento Académico da UNICAMP em 2019 e com o prêmio Terry 2023 de melhor actriz pelo solo “SerEstando Mulheres” no Festival del Monólogos Latinoamericanos en Cienfuegos, Cuba. Por esse mesmo espectáculo, em 2025, recebeu o Prêmio Villanueva de la Critica, atribuido pela Unión de Escritores y Artistas Escénicos, na categoria de Melhor Espectáculo Estrangeiro apresentado em Cuba em 2024. Apresenta espectáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior (Dinamarca, Noruega, Egipto, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polónia, Coreia do Sul, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Cuba). Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa, Tadashi Endo, Kai Bredholt, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô e Emilio García Wehbi.
Organizador
O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.
O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.
Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.
FICHA TÉCNICA
Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral
Coordenação Técnica: Gi Carvalho
Design Gráfico: Sofia Dias
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Assistência de Produção: Linda Rosa Campos
Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas
Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez
Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD
Parceria Media: Coffeepaste
Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão
Local
Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa
Cabeçalhos
FAQ
-
Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?
A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.
-
Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?
Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.
-
Onde encontro um link para um evento online?
Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
-
O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?
A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.
SerEstando Mulheres | Ana Cristina Colla / Lume Teatro (BR)
De EUR 8.00