Saltar para o conteúdo principal
Evento terminado - Perdeu este evento Veja estas próximas seleccionadas a dedo!Para obter informações sobre eventos anteriores, basta deslocar-se para baixo.

Outros eventos deste organizador

A carregar...

 
 

Outros eventos desta categoria

A carregar...

 
 

Eventos recomendados

A carregar...

 
 
  • Você é um organizador?

    Maximize o sucesso do seu evento com a Billetto - a plataforma de venda de bilhetes que o ajuda a vender mais bilhetes, promover com facilidade e economizar tempo.

  • Uma Carta para a Minha Mãe | Shadi Alaiek (SR)

    O evento terminou

    Uma Carta para a Minha Mãe | Shadi Alaiek (SR)

    De Gratuito

    Localização

    Data

    Nov 06 2025 15:15 - 17:00
    Billetto Peace of Mind
    Reserve com confiança: a Billetto assegura o reembolso de eventos cancelados, garantindo a sua tranquilidade. Saber mais
    Métodos de pagamento aceites:

    Descrição

    M/16

    Em Árabe com legendas em Inglês e Português

    Sinopse
    A solo piece that is a work in progress about the challenge to the concept of traditional masculinity, sexuality and gender expression on the part of a muslim son, at the same time as it underlines the oppression suffered by muslim mothers.

    Uma peça a solo que está em desenvolvimento sobre o desafio ao conceito de masculinidade tradicional, sexualidade e expressão de género por parte de um filho muçulmano, ao mesmo tempo que sublinha a opressão sofrida pelas mães muçulmanas.

    Ficha Artística
    Criação e interpretação: Shadi Alaiek

    Apoio: Ettijahat Independent Culture

    Biografia

    Shadi Alaiek

    Artista sírio radicado na Bélgica, que trabalha com performance e artes visuais. Com formação em belas artes/artes gráficas, está actualmente a fazer um mestrado em artes performativas na KASK, em Gent. O seu trabalho começou por incidir sobre o impacto da guerra na Síria, utilizando narrativas pessoais e colectivas de deslocação, conflito e resiliência. Actualmente, a sua prática centra-se em temas de migração, identidade e queerness, utilizando a performance como meio para contar histórias sobre as complexidades da pertença e da transformação. Participou em exposições na Síria e no Líbano. O seu trabalho passa agora pela arte performativa, tendo actuado em Gent e em Bruxelas, na Bélgica, e na Suíça.




    Organizador

    O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas. 

    O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.

    Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.


    FICHA TÉCNICA

    Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

    Coordenação Técnica: Gi Carvalho

    Design Gráfico: Sofia Dias

    Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

    Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

    Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas

    Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

    Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD

    Parceria Media: Coffeepaste

    Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista

    Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão

    Local

    Auditório Camões, Rua Almirante Barroso 25A, 1000-012 Lisboa

    FAQ

    • Não recebi o meu bilhete por email. O que devo fazer?

      A primeira coisa a fazer é verificar os seus filtros de spam/lixo e caixas de entrada. Os seus bilhetes foram enviados como anexos e podem ser considerados spam por alguns serviços de email. Alternativamente, pode sempre encontrar os seus bilhetes na sua conta Billetto à qual pode aceder pelos navegadores ou através da app dedicada Billetto. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

    • Desejo a cancelar o meu bilhete e receber um reembolso. O que devo fazer?

      A aprovação de reembolsos fica inteiramente a critério do organizador do evento, e você deve entrar em contacto com o organizador do evento para discutir que opções estão disponíveis para si. Para entrar em contacto com o organizador do evento, basta responder ao seu email de confirmação do pedido ou usar o formulário "Contactar organizador" no perfil do organizador. Para mais ajuda sobre este tópico, leia aqui.

    • Já me inscrevi na lista de espera, o que acontece agora?

      Se forem disponibilizados mais bilhetes, será notificado (por email) entre outros que se juntaram à lista. A compra é por ordem de chegada. Para mais informações, leia aqui.

    • Onde encontro um link para um evento online?

      Consulte a página de confirmação do pedido ou o email de confirmação do pedido. Normalmente, o organizador do evento fornece os detalhes no email de confirmação do pedido ou pode enviar um email de acompanhamento com um link para o evento online. Também pode ler a descrição do evento na Billetto, onde um organizador do evento deve descrever como participar no evento online. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

    • O que é a proteção contra reembolso e por que eu precisaria dela?

      A Proteção de Reembolso oferece-lhe a garantia de, se circunstâncias imprevistas e inevitáveis interferirem na sua capacidade de participar de um evento, poder solicitar um reembolso. Para mais informações sobre este tópico, leia aqui.

    O evento terminou

    Uma Carta para a Minha Mãe | Shadi Alaiek (SR)