#3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT)
#3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT)
Location
Date
Tags
Description
M/12
Sinopse
A memória é o lugar natural da ficção: onde esquecemos como mecanismo de sobrevivência e nos lembramos como mecanismo de individualidade que permite estabelecer a identidade, o que se torna particularmente relevante nas comunidades na diáspora. Trabalhar a partir dos processos do luto de todos os intervenientes permite estabelecer um espaço de criação que torna visível não só a forma como as diferentes culturas vivem o luto, mas, também, abordar temáticas que aparecem como territórios culturais e emocionais fechados e invisibilizados.
A memória do luto surge como partilha - ciclo perpétuo de aparecimento, desaparecimento e renovação - o lugar orgânico da memória: como no final do segundo capítulo em que as bananeiras ao guinchar, simultaneamente, gemem, festejam, parem e anunciam a sua morte.
Este espectáculo é a terceira parte (de cinco) do projecto NA LUT@, trabalho de longa duração sobre o luto e a memória, dedicado a Samira Pereira (activista e produtora cultural, falecida em 2021).
Biografias
Flávia Gusmão
Portuguesa e Caboverdiana. Formou-se na Escola Profissional de Teatro de Cascais (1993/96) e integrou o elenco do Teatro Experimental de Cascais (1996- 2003). Entre 2003 e 2005, pertenceu ao Teatro da Garagem. Desde então, tem trabalhado com vários encenadores como Ana Luísa Guimarães, Diogo Infante, Cristina Carvalhal, Martim Pedroso, Joana Craveiro, Jorge Andrade, Nuno Cardoso, Tiago Rodrigues ou Marcos Barbosa. Com este último, criou “Amor, um solo”, a partir de André Sant’ Anna. Assinou, em cocriação, “Receita para me ouvires”, a partir de António Lobo Antunes (Teatro Maria Matos). Trabalhou em Itália em “Le Troiane” (2008), encenação Annalisa Bianco e Virginio Liberti, e “Wonderland”(2010) e, na Escócia, em “Saturday Night” (2011), “Wonderland” e “A Midsummer Night’s Dream” (2012), encenações de Matthew Lenton. Estagiou no Rio de Janeiro com Enrique Diaz e a Cia dos Actores. Nessa mesma cidade, com Michel Blois, Nuno Gil e Thiare Maia, cria e interpreta “Dulce”. Posteriormente, criou o solo “Falt” e, com Chullage, fez “A Última Mensagem”, de Amílcar Cabral ao Povo da Guiné e Cabo Verde. Em 2013, cria com Michel Blois “MoMO” (Rio de Janeiro, Lisboa e Cabo Verde ) e integra “As Centenárias”, de Newton Moreno, com encenação de Natália Luiza (Teatro Meridional), ganhando o prémio de melhor actriz da SPA. Em 2014, juntamente com Cleia Almeida e mais quatro actrizes grávidas, cria e interpreta “Consegues ver os teus pés” (com direcção de Martim Pedroso). Em sequência desse mesmo espectáculo, fazem, em 2017, "Filhos das mães”. Deu aulas de Teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais e a crianças, jovens e adultos em várias ilhas de Cabo Verde. Dirigiu a formação em teatro (Kanizade) do Centro Cultural do Mindelo. Deu formação aos elementos do grupo de batucadeiras Finka Pé, da Cova da Moura, com a parceria da Associação Moinho da Juventude. Tem o Mestrado em Teatro e Comunidade da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Batucadeiras Finka Pé
O Grupo Batucadeiras Finka Pé, pioneiro do batuku cabo-verdiano em Portugal, nasceu no bairro da Cova da Moura (Amadora), no seio da Associação Cultural Moinho da Juventude (fundada em 1984). Criado por mulheres cabo-verdianas, o grupo preserva e renova uma das expressões mais representativas do património musical da ilha de Santiago de Cabo Verde, com raízes históricas desde o século XVII.
Composto por mulheres cabo-verdianas e suas descendentes, o grupo preserva a força da tchabeta e do canto colectivo. Participam jovens da segunda e terceira gerações nascidas em Portugal. Um espaço de transmissão cultural intergeracional e de resistência, símbolo de identidade, memória e convivência cultural, mantendo vivo o batuku como prática artística, comunitária e de afirmação em Portugal e na diáspora.
O grupo ganhou visibilidade em Portugal sobretudo a partir da Expo 98, quando abriu o concerto de Cesária Évora, Dulce Pontes e Marisa Monte perante 40 mil pessoas. Desde então, participou em digressões internacionais, em colaborações musicais - como no disco de estreia do rapper General D (1995) - e em projectos artísticos que resultaram em registos fonográficos e documentais. Entre eles, destacam-se o CD/DVD Finka-Pé. Contos de Mulheres que Dançam pela Liberdade (2012), o documentário Mulheres do Batuque (1997), de Catarina Rodrigues, e o livro Finka Pé - O Feitiço do Batuque (2017, 2.ª edição em 2024).
(Fontes: Associação Cultural Moinho da Juventude / Museu Virtual Cabo Verde & a Música / RTP Arquivos / Livro “O Feitiço do Batuque”)
Ficha Artística
CRIAÇÃO
Flávia Gusmão e grupo Batukadeiras Finka Pé
APOIO À CRIAÇÃO
Rosalina Lousada, Vânia Luz, Sofia Berberan, Luisa Homem, Marta Lança, Renato Linhares, Francisco Monteiro Lopes, Nuno Gil, Tiago Barbosa, Xullaji
APOIO A FIGURINOS E ADEREÇOS Fernando Alvarez, Ricardo Reis
INTERPRETAÇÃO
Ariana Semedo, Clementina Dias, Darlene Moura, Domingas Brito, Domingas Moura, Edna Semedo, Emilia Cardoso, Filomena Borges, Maira Martins, Maria Brito, Nelida Silva, Regina Sanches, Sandra Tavares, Vitalina Varela
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Ricardo Reis
CO-PRODUÇÃO
Teatro Experimental de Cascais
Associação Moinho da Juventude
Grupo Batucadeiras Finka Pé
PRODUÇÃO
Medusa Material e Bo Dixam Bai
Organiser
O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.
O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada pelo Grupo Eufémias no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil.
Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.
FICHA TÉCNICA
Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral
Coordenação Técnica: Gi Carvalho
Design Gráfico: Sofia Dias
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Assistência de Produção: Linda Rosa Campos
Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas
Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez
Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, IBERESCENA, INATEL/ICD
Parceria Media: Coffeepaste
Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão
Venue
Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950 Lisboa
FAQ
-
I have not received my #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) ticket via email. What should I do?
The first thing to do is check your spam/junk filters and inboxes. Your #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) tickets were sent as an attachment and can be thought of as spam by some email services. Alternatively, you can always find your #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) tickets in your Billetto account that you can access in the browsers or the dedicated Billetto app. For more help with this, read here.
-
I wish to cancel my #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) ticket and receive a refund. What should I do?
The approval of refunds is entirely at the event organiser’s discretion, and you should get in contact with the event organiser to discuss what options are available to you. To get in touch with the event organiser, simply reply to your order confirmation email or use the "Contact organiser" form on the organiser's profile. For more help with this, read here.
-
I have registered on the #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) waiting list, what happens now?
If more tickets become available you will be notified (by email) amongst others who have joined the list. Purchasing is on a first-come first-serve basis. For more information, read here.
-
Where do I find a link to an online event?
Check your order confirmation page or order confirmation email. Usually, the organiser of the event provides the details in the order confirmation email or they might send you a follow-up email with a link to their online event. You might also want to read the event description on Billetto where an event organiser should describe how to join the #3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT) event online. For more information on this, read here.
-
What is refund protection and why would I need it?
Refund Protection provides you with the assurance that if unforeseen and unavoidable circumstances interfere with your ability to attend an event you can claim a refund. For more information on this, read here.
#3 Musa Acuminata Cavendish | Flávia Gusmão e Batucadeiras Finka Pé (CV/PT)
From Free