hero-image

10 Maneiras Gratuitas de Promover o Seu evento Online

hero bg

Está animado. Organizou um evento único. Vai ser incrível!


Agora está na hora de falar disto ao mundo. Mas o seu orçamento é apertado (leia-se: inexistente) e não tem ideia de por onde começar. Como anuncia o seu evento?


Não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Promover o seu evento não tem de ser complicado, e definitivamente não tem que lhe custar os olhos da cara. Na verdade, pode ir longe sem pagar nada. Sim, ouviu bem: Pode promover o seu evento gratuitamente.


Seja um génio das redes sociais, um fã de marketing por e-mail ou caso necessite de uma loja online para vender bilhetes para o seu evento, aqui ficam algumas excelentes maneiras de promover o seu evento online. Sinta-se à vontade para o usar como um guia passo-a-passo para promover o seu evento ou como uma referência útil sempre que precisar de inspiração.


Vamos lá...

1. Organize-se

As coisas mais importantes em primeiro lugar. (Bem, obviamente, parece um pouco tolo dizê-lo.)


Se quer realmente tornar o seu evento um sucesso, reserve alguns momentos a planear com antecedência. Isso vai ajudá-lo a concentrar-se e a ver o quadro geral. Sente-se com os seus colegas organizadores e anote as ideias de promoção: Como vai anunciar o evento? Que canais vai usar primeiro? Quem será responsável por que parte da promoção do evento?


Já se sente sobrecarregado ainda? Não esteja. Aqui estáuma lista de verificação útil que reunimos para o ajudar a começar. Basta seguir as etapas e terá um plano sólido em pouco tempo.


2. Faça com que a sua página do evento se destaque

Escusado será dizer que a sua página do evento é o lugar para as pessoas aprenderem sobre tudo sobre os “ondes”, “comos” e “por-que-devo-ir”. É por isso que quer que a página do evento se destaque e pare as pessoas no seu percurso. Ser notado é o primeiro passo para ganhar aquelas preciosas inscrições de eventos e vender bilhetes.


Então, o que pode exatamente fazer? Muitas coisas, na verdade!


O seu objetivo principal é manter as pessoas na página do evento em vez de sair para, p. ex., o YouTube para encontrar vídeos do local ou do comediante que contratou para atuar. Uma vez que saiam, podem não voltar. Incorpore todas as imagens, vídeos e outras redes relevantes diretamente na sua página do evento.


Se puder, coloque as suas mãos nalgumas fotos profissionais do local, dos artistas e assim por diante. Se tem pouco tempo e recursos, sempre pode encontrar imagens atraentes online. Aqui estão nove sites com imagens gratuitas de alta qualidade para começar.


Por fim, não esqueça os detalhes essenciais. Existe um dress code? As pessoas precisam de se inscrever com antecedência? O local é difícil de encontrar? (Incorporar um Mapa do Google certamente ajudaria.) Manter a página do evento bonita e informativa é a sua chave para o sucesso.


3. Ajude o Google a encontrar o seu evento

Isto pode surpreendê-lo, mas muitas pessoas usam o Google para encontrar coisas. Isso inclui - adivinhou - eventos. Não seria incrível se o seu evento aparecesse quando alguém procurasse "eventos perto de mim"?


Em suma, deseja usar algumas palavras-chave na descrição do evento que ajudem o Google a apontar pessoas relevantes para sua página. Se organizou um evento de observação de estrelas em Londres, provavelmente é aconselhável usar "observação de estrelas em Londres" para o descrever na sua página.


Pode até descobrir quais palavras-chave as mais populares para o ajudar nessa tarefa. Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas como o - mm -Ferramenta de Palavras-Chave  e o Planeador de Palavras-Chave do Google (vai precisar de criar uma conta Google AdWords para esta).


E, claro, ajuda a ter alguns princípios básicos de SEO (search engine optimization) a funcionar. Aqui está um excelente e breveguia para SEO para gestores de eventos. Não precisa de se tornar um especialista em SEO durante a noite, mas aprender alguns truques ajudará muito.


4. Toque na comunidade de eventos

Vamos assumir: cada cidade tem uma comunidade ativa de pessoas que vão a diferentes eventos. Encontre-as. Chegue até elas.


Se isto parece fácil, é porque o é. Por que não o deveria ser? É a era da Internet. É mais que certo que encontre fóruns de eventos ativos através do Google com apenas alguns toques no teclado. Poste o seu evento lá, incentive as pessoas a passar a palavra e por que não oferecer um desconto especial para essa comunidade em particular. Pode ser tão criativo quanto quiser.


Se criar o seu evento num site dedicado a bilhetes para eventos como... aham...a Billetto , será instantaneamente visto pela comunidade do site. Dessa forma, estará a usufruir de exposição gratuita assim que publicar o seu evento. Melhor é impossível!


5. Acolher a ideia das redes sociais

Sabia que estava a chegar a este ponto. Nenhum guia para promoção gratuita de eventos seria completo sem a menção do Facebook, Twitter, Instagram e afins.


Mas não é suficiente saber que esses sites de redes sociais existem. Deve aprender como os usar a seu favor. Não o vamos deixar ficar mal. O nosso guia paraeventos de marketing nas redes sociais é um ótimo lugar para começar.


Deseja mais? É justo. Aqui está outro artigo meticuloso doExaminador de Redes Sociais sobre o uso de redes sociais para promover o seu evento.


Os canais de redes sociais também são perfeitos para a realização de competições com ofertas de bilhetes ou outras promoções porreiras. Se a sua oferta estiver no ponto e encontrar uma hashtag cativante, o seu evento irá espalhar-se como um #relampago em todos os seus canais de redes sociais.


6. Seja criativo com as suas vendas de bilhetes

"Ser criativo como?", deve estar a perguntar-se. "Vou definir um preço razoável para os meus bilhetes e esperar que as pessoas os comprem!"


Embora esta seja certamente uma estratégia viável, pode usar o preço dos bilhetes inteligentes para promover o seu evento. Há maneiras de ajudar a venda dos seus bilhetes, oferecendo preços especiais para “madrugadores”, vendendo bilhetes para grupos com desconto ou agrupando bilhetes para eventos com outras coisas boas (voucher de comida, por exemplo). Ei, vamos orientá-lo através da estratégia exata paraimpulsionar as vendas dos seus bilhetes bilhetes antes do evento.


Isso também lhe dá oportunidades extras para anunciar o seu evento gratuitamente. Sempre que oferecer um bilhete especial, anuncie nos seus canais de redes sociais e gere um pouco mais de burburinho sobre o seu evento. A Billetto e outros sites de venda de bilhetes para eventos permitem que acrescente o maior número possível de tipos de bilhetes aos seus eventos. Tire proveito disso e comece a pensar em formas criativas de vender bilhetes.


7. Ative os seus participantes

Não se esqueça: os seus convidados são os seus melhores defensores em absoluto. Até aqui nenhuma surpresa; eles já gostam do seu evento o suficiente para comprar bilhetes para o mesmo. Convencê-los a passar a palavra deve exigir apenas um empurrãozinho suave.


Incentive-os a promover o evento para os seus amigos e a usar ativamente as suas hashtags de redes sociais sempre que falar sobre isso. Ofereça-lhes vouchers de bebidas ou outras vantagens. Demonstre-lhes que os aprecia e verá que estarão dispostos a fazer o possível por si.


Ah, e isto não se limita apenas aos seus convidados. Talvez tenha uma banda nova ou um novo DJ a tocar no seu evento. Acha que podem estar interessados em serem ouvidos pelo maior número de pessoas possível? Estariam dispostos a fazer alguma promoção para si?


Estas não são perguntas de retórica - é claro que sim!


Facilite-lhes a partilha do seu evento. Se tiver a oportunidade, forneça-lhes umwidget de bilhete que eles podem incorporar diretamente no seu site. Os seus fãs poderão comprar bilhetes para o seu evento sem precisar ir a outro lugar. Fixe, certo?


8. Não se esqueça do marketing por e-mail

Com todo o burburinho constante sobre as redes sociais, é fácil ignorar o poder do e-mail. Não o faça. O e-mail ainda é, de longe, o canal de marketing online mais eficaz. McKinsey estima que o e-mail é40 vezes mais eficaz na captação de clientes do que o Facebook e o Twitter.


Ok, esta abordagem depende de ter uma lista de pessoas para enviar e-mails para. Comece a construir essa lista imediatamente. Não precisa de ser uma tarefa desafiante. Faça com que os seus clientes atuais passem a palavra e torne a subscrição da sua newsletter o mais fácil possível. Dê às pessoas um incentivo para se inscreverem.


Temos muitas ideias para o ajudar com isso, por isso assegure-se de confirir o nosso artigo sobreo marketing por e-mail para eventos.


9. Mantenha os seus eventos num só lugar

Espere. Não estamos a dizer que deve promover os seus eventos usando exactamente os mesmos canais. Uma conferência de negócios vai funcionar bem no LinkedIn, mas é melhor deixar uma batalha de paintball para o Facebook. O que estamos a dizer é que ter as páginas do evento no mesmo lugar é uma ideia inteligente.


Isto soa como uma coisa menor. No entanto, se estiver a organizar vários eventos, mantê-los todos num único lugar terá os seus benefícios. Se uma pessoa fizer o check-out de um dos seus eventos, há uma boa chance de notar os outros e ficar curioso. Mesmo que isso não seja relevante para ele, talvez tenha um amigo ou dois interessados.


A Billetto e outros sites de eventos permitem que mostre todos os seus eventos partilhando o seu perfil com outras pessoas. Resumidamente, funcionam como uma loja única de bilhetes que torna super fácil promover os seus eventos. Se isso é algo para si, veja como pode configurar a sua próprialoja de bilhetes online.(É gratuito e não demora quase nada.)


10. Acompanhe, aprenda, melhore

Conhecimento é poder, ou - no seu caso - uma maneira de promover melhor o seu evento. pode recolher muitos dados usando ferramentas como o Google Analytics. Tente acompanhar o máximo possível: quais os bilhetes que estão a vender melhor? Quem tipicamente os compra? Quais são os seus canais de marketing de maior sucesso?


A obtenção desses dados não custa nada e deixa-o mais bem preparado para anunciar o seu evento com sucesso. Pode decidir que bilhetes descontar (ou descontinuar), que canais de marketing usar, que clientes redirecionar com os seus banners e muito mais.


Se usa a Billetto, pode integrar as páginas do evento com o Google Analytics e o Facebook Pixel, para ter sempre os dados certos ao alcance dos seus dedos. Vamos mostrar-lhecomo analisar esses dados.


É isso mesmo... está pronto para começar a promover o seu evento

Tem um evento fantástico em vista, além de ter descoberto várias ideias boas e gratuitas para o promover. De que está à espera? Pode começar a anunciar e a vender bilhetes... já!


Se decidir experimentar a Billetto, faremos o melhor para ajudar a tornar o seu evento um sucesso. Ah, e não cobraremos um cêntimo por isso. Não hesite emcontactar-nos somos um grupo amigável.


pattern

Pronto para experimentar? É gratuito.