saltar al contenido principal

Evento finalizado - ¿Se ha perdido este evento?

Eche un vistazo a los próximos que hemos seleccionado.Si desea conocer los detalles de eventos anteriores, desplácese hacia abajo.
Otros eventos de ese organizador
Cargando...
 
 
Otros eventos de esta categoría
Cargando...
 
 
Eventos Recomendados
Cargando...
 
 

Detrás del Telón - Ana Woolf (AR) - Festival Eufémia

evento terminado

Detrás del Telón - Ana Woolf (AR) - Festival Eufémia

De Gratuito

Ubicación

Fecha

Oct 28 2021 15:30 - 16:30

Descripción

A primeira edição do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades terá lugar em Lisboa, de 26 a 31 de Outubro de 2021 na Biblioteca de Marvila, na Escola Secundária de Camões e em outros espaços da cidade. Vai incluir espectáculos, uma forte componente de formações e promover o debate através de mesas-redondas.

- - -

Detrás del Telón (Por trás da cortina)

O que há por trás da cortina? O mundo mágico do teatro e da presença, o mundo real e obstinado do trabalho quotidiano para poder dizer "estou aqui e agora", no palco: a actriz nos seus pés, calçando os sapatos das suas personagens. 

Este espectáculo-demonstração é um convite para percorrer o caminho de uma mulher de teatro através dos seus anos de formação no ofício, apresentando os diferentes rostos do seu próprio rosto. Fala das suas dificuldades, maneiras de resolver, buscas e fracassos. Fala, sobretudo, do encontro com as suas e os seus mestres para enfrentar temas como a disciplina e a emoção na preparação e no momento de enfrentar o público. 

Em cena, são apresentados fragmentos de espectáculos enquanto tentativa de entender e visualizar melhor o momento tão misterioso da passagem da técnica à ficção cénica.

//

Interpretação: Ana Woolf (Argentina)

Encenação:  Julia Varley (Dinamarca) 

Apoiada pelo Odin Teatret e o Nordisk Teaterlaboratorium

//

Ana Woolf é pedagoga, actriz e diretora. Nascida na Argentina, formou-se na Escola de Arte Dramática de Buenos Aires e especializou-se em Antropologia Teatral com Eugénio Barba, do Odin Teatret (DK), e pela I.S.T.A. (International School of Theatre Anthropology). É co-fundadora e directora artística da Red Magdalena 2a Generación, uma rede latino-americana de mulheres artistas, vinculada à Rede Internacional The Magdalena Project. Ana é colaboradora internacional do Odin Teatret e trabalhou como directora assistente de Eugenio Barba em três projectos internacionais: “Ur-Hamlet”; “El casamiento de Medea”; “La vida crónica” e “Si el grano no muere”. Desde 2011 que Ana desenvolve um trabalho intenso na Argentina e na América Latina e dá formação a nível mundial. Lecciona na ISTA, onde desenvolveu um treino especial baseado em técnicas orientais e ritmos latino-americanos - "A presença cénica do corpo/voz". Desenvolveu uma carreira como directora com actores profissionais em diferentes países e é autora de múltiplos artigos que reflectem sobre arte teatral e feminina publicados em diferentes Críticas de Teatro (Cuba, Argentina, Dinamarca, Nova Zelândia, Itália). Ana dirige e colabora com várias companhias, em âmbito internacional, de França, Itália, Dinamarca, Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Taiwain, Índia, Malásia, entre outras. Foi, ainda, tradutora de obras de Julia Varley, Eugenio Barba, Iben Nagel Rasmussen e Mirella Schino, e de outros autores de artigos de teatro.

- - -

Lotação por espectáculo: 80 pessoas

Serão cumpridas as recomendações emitidas pela DGS. 

Para mais informações: festival.eufemia@gmail.com ou através das nossas redes sociais.

Organizador

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género de carácter interseccional. Para além disso, dá foco às complexidades que afectam os processos identitários, fundamentalmente os baseados na necessidade de transformar e superar opressões de carácter colonialista, racista, homofóbico, transfóbico e capacitista.

A segunda edição do Festival Eufémia: Perspectivas de Género e Identidades em Cena acontece de 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2023, na Biblioteca de Marvila, no Auditório Camões e no Mercado de Culturas. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas. O programa está, assim, sustentado em dramaturgias que abordam temas como a cosmovisão andina, a história de mulheres palestinianas no exílio ou processos de “auto-ficção” que destacam a potência performativa de corpos dissidentes.

Através de uma programação descentralizada, que apresenta espectáculos de teatro, performances, concertos, formações, diálogos e mostras de fotografia, o festival sublinha o reconhecimento de vozes e corpos plurais, bem como a necessidade de desenvolver uma sensibilidade cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade.


FICHA TÉCNICA

Conceito, Programação e Produção – Grupo Eufémias: Poliana Tuchia, Pepa Macua, Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Catarina Amaral

Coordenação Técnica: Joana Rodrigues

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Fotográfico e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Registo Audiovisual: Maurício Centurión

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

Produção: Eufémias

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa e IBERESCENA

Parcerias Media: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Agenda LX, Comunidade Cultura e Arte

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Junta de Freguesia de Arroios, Grupo Comunitário Quarto Crescente, Polo Cultural Gaivotas-Boavista, Sociedade Musical 3 de Agosto.


Recinto

Auditório - Escola Secundária de Camões Auditório - Escola Secundária de Camões, Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

FAQ

  • No he recibido mi entrada por correo electrónico. ¿Qué tengo que hacer?

    Lo primero que debes hacer es revisar tus filtros de spam/basura y tus bandejas de entrada. Tus entradas se envían como un archivo adjunto y algunos servicios de correo electrónico pueden considerarlas spam. Alternativamente, siempre puedes encontrar tus entradas en tu cuenta de Billetto a la que puedes acceder desde un navegador o en la app de Billetto. Si necesitas más ayuda con esto, consulta este artículo.

  • Quiero cancelar mi entrada y recibir un reembolso. ¿Qué tengo que hacer?

    Los reembolsos quedan totalmente a discreción del organizador del evento, y debes ponerte en contacto con este para saber las opciones disponibles. Para ponerte en contacto con el organizador del evento, simplemente responde al correo electrónico de confirmación de tu pedido o usa el formulario "Contactar al organizador" en el perfil del organizador. Si necesitas más ayuda con esto, consulta este artículo.

  • Me he apuntado en la lista de espera, ¿qué pasa ahora?

    Si se ponen más entradas a la venta, se te notificará (por correo electrónico) a ti y a otros que se han apuntado en la lista. Las entradas se compran por orden de llegada. Para obtener más información, consulta este artículo.

  • ¿Dónde puedo encontrar un enlace a un evento en línea?

    Consulta la página de confirmación de tu pedido o el correo electrónico de confirmación del pedido. Normalmente, el organizador del evento proporciona los detalles en el correo electrónico de confirmación del pedido o puede enviarte un correo electrónico de seguimiento con un enlace al evento en línea. También puedes leer la descripción del evento en Billetto, donde el organizador del evento debe incluir instrucciones sobre cómo unirse al evento en línea. Para obtener más información sobre esto, consulta este artículo.

  • ¿Qué es la garantía de reembolso y por qué la necesitaría?

    La garantía de reembolso te da la seguridad de que, si por circunstancias imprevistas e inevitables no puedes asistir a un evento, podrás pedir un reembolso. Para obtener más información sobre esto, consulta este artículo.