skip to main content

Sobre

Seis edições concluídas. A sétima a caminho. Mais de 80 companhias convidadas. Mais de 300 artistas estrangeiros e portugueses. Cerca de 200 apresentações de teatro, performances, música, dança. Teatro para adultos, para jovens, para a infância. Risos, lágrimas, suspense, drama, tragédias quotidianas. Criadores, programadores, encenadores, dramaturgos, actores, actrizes, produtores, fotógrafos, autarcas, voluntários e público… muito público! Salas novas, mais antigas, por renovar. Com cheiros diversos, intensos, de cultura. De teatro, muito e bom teatro. É nosso, vosso, de todos que o queiram. 

O FITA é um festival pacato, mas enorme, no seu íntimo. Do Alentejo, no Alentejo, mas para todos, numa janela aberta para os lados do espaço iberoamericano.

É o maior acontecimento teatral do Sul de Portugal, região que ocupa um terço do território nacional. É um festival com um perfil Ibero-americano, com programação de Teatro, Dança e também alguns concertos de Música.

Para 2020 estão já confirmadas 14 extensões por onde o FITA vai passar com tanto teatro: Beja, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Campo Maior, Cuba, Elvas, Ferreira do Alentejo, Grândola, Lisboa (Casa da América Latina), Mértola, Ourique, Ponte de Sor e Santiago do Cacém. A intenção é levar o teatro a toda a região, estimulando, provocando e educando para as artes, numa zona carente de cultura e de actividades culturais.

Estão já confirmadas as presenças de 19 companhias artísticas provenientes de 11 países, nomeadamente Espanha, Argentina, Brasil, Costa Rica, Cuba, México, Colômbia, Moçambique, Uruguai, Chile e Portugal.

Social