skip to main content
Portugal Acústico

Portugal Acústico

Sobre

O Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património” é um projeto em rede de abrangência intermunicipal que se destina a promover os valores culturais e patrimoniais dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e Marinha Grande. O projeto de programação em rede inclui um vasto quadro de ações de natureza itinerante subordinadas a um conceito criativo idêntico, com os mesmos artistas intervenientes, mas respeitando o contexto identitário e único associado a cada concelho subscritor. Salienta-se que as ações 1, 3, 4 e 5 são valorizadas pelo envolvimento de agentes culturais locais, em iniciativas de cocriação artística, juntando artistas locais de menor reconhecimento, a outros de renome nacional, resultando em espetáculos criados e desenvolvidos exclusivamente para esta candidatura e que poderão resultar numa importante exposição mediática para os artistas locais. Para além do referido, esta candidatura envolve igualmente agentes culturais locais através da mediação cultural / visitas guiadas que se propõe realizar.

Toda a programação é firmada em ações itinerantes havendo uma relação harmoniosa com o património edificado, com atores de cultura locais e nacionais, no sentido de ser alcançado um elevado impacto na dinamização de bens culturais, na captação de fluxos turísticos, através do incremento do número esperado de visitantes a lugares de património cultural.

O projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património” reúne os municípios de Arruda dos Vinhos, enquanto líder, Caldas da Rainha e Marinha Grande enquanto parceiros. O conjunto das ações que integram o projeto, programação com atores nacionais e internacionais, mediação cultural, inclusão social, ambiente, saúde pública, amplificados através de iniciativas de difusão de conteúdos digitais de acesso universal, decorrerão no território conjunto dos 3 municípios e em direta articulação com as entidades gestoras dos espaços a envolver sempre que estes não dependam das autarquias mas constituem instrumentos importantes à eficaz concretização dos objetivos inerentes a esta candidatura.

Trata-se de um projeto em rede, inovador já que se pretendem realizar espetáculos únicos, que nunca se realizaram em qualquer outro lugar, promovendo o acesso à cultura, fomentado a partilha de experiências artísticas, de forma inclusiva e criativa, fazendo deste projeto a oportunidade para a vida de muitos artistas até ao momento pouco reconhecidos, mas muito talentosos.

O projeto contempla a integração do património natural e cultural, e também do edificado, artistas e agentes de cultura locais, monumentos classificados, jardins, tradições, museus, entre outros, resultando em acontecimentos de elevada relevância não só para os visitantes que se irão acolher, como também a todos que através de plataformas digitais terão contacto com as ações desta candidatura, projetando-se assim a imagens dos 3 concelhos, no que à valorização cultural e turística, diz respeito.

Portugal Acústico – Nos Braços do Património é também um projeto inclusivo, já que as transmissões on-line propagarão de forma universal o projeto, não havendo cobrança de bilhetes sendo ainda respeitadas as normas de acessibilidade em eventos, nomeadamente com rampas e plataformas para os cidadãos com mobilidade condicionada.

Para além das componentes acima descritas, pretende-se sublinhar a imperiosa necessidade de mudar hábitos de responsabilidade patrimonial e ambiental, nomeadamente através de difusão de boas práticas de reciclagem, consumo responsável de água e de uma maior interação das populações com o seu património material e imaterial.

O presente projeto contempla também a participação ativa das populações, o que se reflete num projeto de dimensão territorial e social de enorme relevância.

Social